Fez uma transferência por engano? Digitou a chave PIX de forma errada? Veja aqui como cancelar um PIX e veja se é possível pegar de volta o valor.

Digitou o número da chave PIX errado, e o seu dinheiro foi parar na conta de outra pessoa? Calma que ainda pode ter uma solução para este problema! 

Descubra aqui como cancelar um PIX e em quais situações é possível receber o valor de volta. Explicamos tudo aqui! Siga a leitura.  

O que é o PIX e como funciona 

PIX é a forma de pagamento instantâneo brasileiro. Desenvolvido pelo Banco Central (BC), esse método permite a transferência de dinheiro entre diferentes contas bancárias em questão de segundos, a qualquer momento do dia.  

Sua praticidade, velocidade e segurança em termos de segurança são características de destaque do PIX, e ele se aplica tanto a contas correntes como a contas poupança e contas de pagamento pré-pagas. 

Tem como cancelar um PIX? 

Depende: se você fez um PIX agendado, então sim, dá para cancelar. Mas se você fez um PIX instantâneo tradicional, então não tem como cancelar um PIX, afinal, a transferência acontece em poucos segundos, o que dificulta o cancelamento dessa transação. 

Fiz um PIX errado, e agora? 

Calma: se você fez um PIX para a pessoa errada, ainda há uma forma de resolver este problema, e o caminho é a comunicação. Recomendamos que você tente entrar em contato diretamente com a pessoa errada que recebeu o PIX, ou então conversar com o seu próprio banco onde ocorreu a transação PIX.  

A partir daí, o que pode acontecer é: 

  1. Se o erro foi seu na hora de enviar o PIX (como problema na digitação dos números), a instituição financeira pode até analisar o seu caso, mas fica mais difícil te ajudarem. Os bancos não conseguirão garantir a devolução do seu PIX errado
  2. Se o problema foi devido uma fraude ou golpe usando seu CPF, então você tem mais chances de receber o seu dinheiro de volta e conseguir o estorno de PIX. O banco irá analisar o que aconteceu e então conversar com você sobre as possiblidades de soluções

Situações em que o PIX pode ser contestado 

Resumidamente, as transações via PIX que podem ser contestadas são: quando surgem suspeitas de atividades fraudulentas ou golpes em andamento, em momentos em que acontecem falhas no sistema bancário, prejudicando a operação, ou ainda quando existe o arrependimento de compra. Veja mais detalhes a seguir.  

Arrependimento de compra 

Se você desistir de uma compra feita, você pode ter sim seu PIX reembolsado. Nessa situação, a responsabilidade pelo reembolso fica com a loja (seja ela física ou online), podendo a devolução do valor ocorrer não ser feita exclusivamente via PIX, ok? 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente possui o direito de desistir da compra dentro de um prazo de sete dias, durante o qual o cliente pode receber o reembolso completo, e não precisa nem oferecer qualquer justificativa para esta decisão. Depois desse período, a política de devoluções adotada dependerá da loja em específico.

Vítima de fraude  

Caso tenha sido alvo de esquemas fraudulentos, golpes enganosos ou problemas operacionais bancários, você tem a alternativa de recorrer ao MED (Mecanismo Especial de Devolução) oferecido pelo Banco Central. Todas as instituições financeiras bancárias que realizam transações PIX são obrigadas a disponibilizar esse mecanismo. 

Então, se você caiu em um Golpe de PIX ou foi vítima de qualquer outro tipo de fraude, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência. Depois será necessário informar o banco sobre este acontecimento por meio de canais oficiais como SAC ou Ouvidoria (esse procedimento também é válido quando o funcionamento problemático do sistema bancário prejudica sua transação via PIX). 

Como cancelar um PIX errado? É possível? 

Não é possível cancelar um PIX errado, entretanto, caso você tenha feito uma movimentação destas por engano, as nossas recomendações para resolver o problema são: tentar contato com a pessoa que recebeu o valor, e falar com o seu banco. 

PIX Agendado 

Sim, você tem a flexibilidade de cancelar um PIX agendado, desde que este cancelamento seja feito antes da data agendada. A forma como você faz isso pode variar de acordo com o aplicativo do seu banco. Ao acessar o seu extrato, você encontrará a lista de agendamentos e poderá selecionar o que deseja cancelar. 

Caí no golpe do PIX! Posso ter meu dinheiro de volta? 

Os primeiros passos que você deve tomar quando perceber que caiu no golpe do PIX é abrir um boletim de ocorrência e conversar com seu banco. Com o documento do ocorrido em mãos, será mais fácil do banco analisar o seu caso e fazer o estorno do dinheiro.  

Fiz um PIX errado e a pessoa não quer devolver. O que fazer? 

Se a pessoa não responder sua tentativa de comunicação ou não revolver o dinheiro em até 90 dias, ela estará cometendo crime de apropriação indébita (art. 169 do Código Penal). 

PIX em processamento: como cancelar? 

Se você já fez o PIX de forma instantânea, mesmo que ele esteja sendo processado, não será possível cancelá-lo. Mas se você agendou e agora quer cancelá-lo, veja como cancelar um PIX: é só entrar na área de transferências PIX no aplicativo ou internet banking do seu banco e seguir com o cancelamento. 

Conclusão: como posso evitar erros ao fazer um PIX? 

Agora que você já entender como cancelar um PIX e quais situações permitem que você receba o estorno de PIX, agora é a hora de entender como evitar problemas relacionados a esse tipo de transação, afinal, existem dicas que ajudam você a manter seu dinheiro mais seguro. 

  1. Dica 1 – Realize o cadastro de uma chave específica para cada banco que utilizar.  
  2. Dica 2 – Verifique com muito cuidado todos os dados do destinatário, como CPF, CNPJ, nome completo, telefone, e-mail, etc.  
  3. Dica 3 – Esteja muito atento também com os links e QR Codes suspeitos e estranhos 
  4. Dica 4 – Ajuste o limite do PIX no seu banco  
  5. Dica 5 – Confira que o seu banco esteja operando sem problemas de sistema ou interrupções temporárias 

      Ficou com dúvidas sobre o assunto? Veja mais conteúdos sobre PIX: 

      1. PIX Aumenta Score?
      2. PIX, TED e DOC: 4 Diferenças Entre as Transferências 
      3. PIX parcelado
      4. PIX é seguro? Dicas de segurança 
      5. O que é PIX?
      6. PIX Saque vêm por aí. Saiba como usar 
      7. O que é PIX Troco?

              FAQ: Perguntas frequentes

              Fiz um PIX e não chegou na conta do recebedor, e agora? 

              De acordo com as instruções do Banco Central, é recomendável que o beneficiário do PIX aguarde um intervalo de 1 hora antes de tomar qualquer medida adicional para resolver o problema. Essa recomendação é porque, em muitas situações, a transferência instantânea pode demorar um pouco para ser processada e refletida na conta, especialmente por causa de possíveis problemas e interrupções dos sistemas bancários. Então, se depois desse período o valor do PIX ainda não estiver na conta do destinatário, a pessoa tem que entrar em contato com o banco responsável, seja o emissor ou o receptor. Os bancos e instituições financeiras têm canais de atendimento ao cliente para esclarecer dúvidas relacionadas ao PIX. 

              PIX Agendado pode ser cancelado? 

              Sim, você tem a opção de cancelar um PIX agendado, contanto que o cancelamento seja solicitado antes da data programada.  

              Quanto tempo tenho para cancelar um PIX?  

              O período varia conforme a situação. Se você foi vítima de golpes, fraudes ou falhas operacionais, é possível recorrer ao MED em até 80 dias após a realização do PIX. E quando se trata de arrependimento em compras, o Código de Defesa do Consumidor estabelece um limite de sete dias para solicitar o estorno. Em relação a PIX enviados de forma errada por conta de digitação ou outros problemas que a pessoa que enviou cometeu, então não existe uma data definida para o processo de reembolso. 

              Como cancelar o agendamento do PIX Nubank? 

              Veja como cancelar um PIX com agendamento: comece acessando a página principal do aplicativo da Nubank e escolha a opção “Conta”. O segundo passo é ir até o menu, e localizar a seção “Histórico” para identificar o PIX programado que deseja cancelar. Ao selecionar a transação em questão, uma nova tela será exibida, apresentando a opção “Precisa cancelar o agendamento?”. Ao tocar nessa opção, confirme sua escolha ao clicar em “Sim”. Verifique se a operação agora aparece como “Agendamento cancelado”. 

              Como excluir PIX agendado no Itaú? 

              Entre no aplicativo do Itaú (tanto no celular Android quanto no IOS) e vá para a seção “PIX”. Depois selecione “Extrato PIX” e escolha a transação que foi agendada para ver os detalhes. Por último, toque na opção “Cancelar agendamento”. 

              Esse conteúdo foi útil?