Chega de ter ansiedade e preocupações antes de olhar sua conta bancária: aprenda como sair do vermelho juntando dinheiro e melhore seu bem-estar financeiro de uma vez por todas.

Se eu te pedir para olhar agora a sua conta bancária, qual sensação você terá? Será tranquilidade, normalidade ou desespero e ansiedade? 

Infelizmente, um grande número de brasileiros tem até arrepios só de pensar em sua situação financeira atual: de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em julho de 2022, 78% dos lares brasileiros tiveram boletos vencidos ou atrasados. Esta taxa foi um novo recorde. 

Mas por que tanta está com dificuldades financeiras? Como sair do vermelho e fugir dessa situação? Vamos falar mais sobre isso hoje. Siga a leitura. 

Como quitar as dívidas e sair do vermelho

Estar com a conta bancária no vermelho é uma situação muito estressante, mas que pode ser resolvida com muita disciplina, organização, planejamento financeiro e negociação de dívidas. 

Muita gente nos envia perguntas parecidas com estas nos comentários: 

  • Como posso quitar as dívidas se estou ganhando pouco? 
  • Como limpar meu nome se estou desempregado?  

Sabemos que estes são cenários complicados, mas eles têm saída: mesmo ganhando pouco ou estando desempregado, é muito importante saber quais são as despesas da sua casa e de quanto você precisa para viver.  

Com a ajuda de um planejamento financeiro familiar ou mesmo pessoal, você consegue anotar todos os seus gastos e ganhos, e assim ter uma visão geral das sus finanças.  

Neste plano você também deve incluir o valor para quitar as suas pendências, e depois reajustar o seu orçamento mensal para que consiga ver como sair do vermelho e fazer o pagamento de um acordo de dívida

Certo, mas e se você organizar a vida financeira e perceber que está no vermelho e endividado? O que fazer e como sair dessa situação?  

A estratégia principal é: juntar e poupar dinheiro. 

Como Juntar dinheiro e economizar todo mês

Juntar dinheiro para sair das dívidas pode parecer difícil no começo, mas basta você começar para conseguir economizar. 

Aqui estão dicas para reunir um dinheiro mesmo ganhando pouco e finalmente sair do vermelho: 

1 – Venda itens usados 

Faça um bazar para desapegar de itens que você e sua família não estão mais usando, como livros, roupas, cosméticos, DVDs, CDs, jogos de tabuleiro, celulares, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, itens de decoração e até móveis. 

2 – Venda ou troque bens de valo alto 

Venda grandes bens que podem estar te fazendo gastar ainda mais, como carro ou moto. 

Se não puder vender, então veja uma forma de torná-los mais econômicos: será que não dá para trocar por um modelo mais barato e juntar o dinheiro da diferença para quitar dívidas? Ou então trocar por um modelo que pelo menos economize combustível? 

3 – Faça renda extra 

Crie formas de fazer renda extra, como trabalhar em aplicativos de carros, vender doces ou salgados, conseguir trabalhos extras ou freelancer fazendo algo que você já sabe, passear com animais de estimação da sua vizinhança, etc. 

4 – Observe seu padrão de vida 

Faça uma revisão do seu estilo de vida e veja se é possível alugar uma casa ou apartamento mais barato: se possível, confira opções de imóveis mais simples ou menores, ou então busque opções em outros bairros ou cidades mais econômicas.  

5 – Compre em mercados mais baratos 

Também observe onde você faz as compras de alimentos da família: será que o mercado que você sempre vai realmente oferece os melhores preços? A feira do seu bairro não tem opções mais baratas?  

Busque sempre por locais que caibam no seu bolso ou que oferecem boas promoções. 

6 – Corte as despesas desnecessárias

Essa parte pode parecer chata, mas ela pode ajudar muito: corte custos de desejo por um tempo ou pelo menos reduza a quantidade.  

E lembre-se: a ideia não é fazer você perder todos os seus luxos e parar de pedir para sempre a pizza de toda sexta-feira. Se você fizer isso, na verdade vai ficar mais desmotivado e não conseguirá juntar dinheiro e nem entender como sair do vermelho. 

O ideal é que você estipule limites e prazos. 

Por exemplo: ao invés de pedir pizza todas as sextas, reduza para apenas 1 sexta no mês. Ou se você e sua família vão 2 vezes por mês em um restaurante, tente cortar este gasto por um mês pelo menos.  

Faça tudo de forma estratégica! Mesmo estando no vermelho, é importante ter equilíbrio, pois estas pequenas coisas do dia a dia podem fazem bem para sua saúde mental.  

Por isso, se esforce para cortar despesas para melhorar sua saúde financeira, mas não tente mudar drasticamente sua vida para não impactar sua saúde também.  

7 – Negocie serviços para economizar 

Negocie planos de telefonia, internet e televisão: será que o plano que você usa hoje realmente é o mais barato?  

Compare as opções de empresas que existem, veja os planos de cada uma delas e faça uma ligação para negociar os seus planos atuais. Informe que na concorrência você viu preços mais reduzidos e que gostaria de ganhar um desconto.  

A maioria das empresas irá atender o seu pedido ou pelo menos encontrar uma opção de plano mais barata, justamente para não te perder como cliente.  

Essa regra também serve para cartões de crédito com anuidade: nada mais chato do que pagar um valor altíssimo só para usar um cartão mensalmente, né? Veja se é possível negociar esta taxa ou até removê-la de vez.  

#FicaADica  

8 – Aproveite benefícios de bancos 

Use e abuse de benefícios como cashback (dinheiro de volta), pontos/milhas de cartão de crédito e cupons de desconto.  

Hoje em dia, a maior parte dos bancos e cartões digitais contam com benefícios exclusivos. Para conseguir aproveitar, veja se o banco que você já usa possui algumas destas vantagens e o que é preciso para ativar.  

Caso seus cartões e bancos não ofereçam estes benefícios, estude se vale a pena trocá-los por instituições financeiras que te ofereçam mais vantagens.  

9 – Se qualifique 

Invista tempo na sua qualificação profissional: se estiver trabalhando, mas ganha pouco, o que você precisa fazer par ganhar mais? Basta pedir um aumento ou você precisa se qualificar fazendo cursos? Hoje existem muitas opções gratuitas na internet! 

10 – Invista na sua educação financeira 

Se você quer juntar dinheiro e aprender como sair do vermelho, é muito importante investir tempo na sua educação financeira. Assim você aprende novas formas de poupar, de investir e de fazer rendas extras!  

Consuma bons conteúdos de blogs, canais no Youtube, Instagram, TikTok, podcasts e rádio.  

11 – Peça ajuda 

Nada como poder contar com amigos e familiares, né? Em momentos de dificuldade, busque ajuda e não tenha vergonha de pedir dinheiro emprestado para um parente ou amigo de confiança. 

Só não se esqueça de cumprir com seu compromisso e devolver o valor no dia combinado, ok? Assim você consegue juntar dinheiro e sair do vermelho sem atrapalhar a vida financeira daqueles que você mais ama. 

O que é Ansiedade financeira?

É comprovado que as finanças impactam a saúde mental e a saúde mental também impacta as finanças: de acordo com uma pesquisa de 2017 do Money and Mental Health Policy Institute (Instituto de Políticas de Dinheiro e Saúde Mental, localizado em Londres – Inglaterra), 93% das pessoas que tem condições que afetam a saúde mental acabam gastando mais dinheiro, 71% não encaram suas dívidas e mais da metade acabam contratando empréstimos desnecessários.  

Ou seja, ter pouco dinheiro faz a ansiedade financeira aumentar, e estes problemas de saúde mental acabam também gerando mais questões financeiras, criando assim uma bola de neve e um ciclo contínuo.  

Além disso, a ansiedade financeira desencadeia vários problemas, como:  

  • Aumenta as preocupações no dia a dia 
  • Você fica mais inseguro e com mais medo  
  • Você passa a dormir menos e ter a qualidade de sono afetada (dormir mal) 
  • Pode ter insônia  
  • Seu estresse aumenta 
  • Seu humor é abalado 
  • Pode até ter depressão 

Para amenizar a ansiedade, o primeiro passo é encarar de frente os problemas e lembrar que você pode resolver com um passo de cada vez.  

Aqui estão outras dicas que podem ajudar a reduzir este sentimento no seu dia a dia: 

  1. 1 – Primeiro consulte seu CPF e conheça quais são suas dívidas 
  2. 2 – Depois crie seu planejamento financeiro e entenda o quanto você recebe e o quanto gasta por mês 
  3. 3 – Depois é hora de reorganizar estas finanças e reajustar gastos, fazer cortes, negociar dívidas na Acordo Certo e serviços 
  4. 4 – Crie metas e objetivos, divida-os em pequenas tarefas semanais e mensais e coloque “datas de vencimento”, ou seja, prazo limite para concluir cada uma dessas ações 
  5. 5 – Foque na sua disciplina: vá pagando as parcelas da sua dívida e fazendo renda extra para conseguir sair do vermelho. Faça o seu esforço máximo para cumprir as metas dentro do prazo que você mesmo colou 
  6. 6 – Por fim, tenha calma e paciência: lembre-se que você já tem um plano em ação para melhorar suas finanças, e que aos poucos está mudando a sua situação. Tendo isso em mente, sua ansiedade financeira irá reduzir 

“Pequenos passos ainda são passos” 

E par fechar com chave de ouro: tenha disciplina financeira para nunca mais entrar no vermelho 

E depois de sair do vermelho? O que fazer para nunca mais voltar para esta situação? 

O ideal é que você mantenha os bons hábitos financeiros que adquiriu durante o processo. Ou seja, depois de fazer o seu planejamento financeiro, mantenha-o atualizado. Além disso: 

Não volte a esbanjar só porque conseguiu sair do vermelho, ok? Ao manter as ações que fez durante o momento difícil, você dificilmente voltará para a situação negativa e endividada.  

Se já está com a conta no azul, aproveite para juntar um dinheirinho e criar a sua reserva de emergência, pois assim, caso entre no vermelho de novo, você terá um valor que poderá te ajudar a sair dessa situação mais rapidamente.  

Por fim, não deixe de contar com a nossa ajuda durante a sua trajetória! Lembre-se de priorizar o seu bem-estar financeiro e mental ?  

FAQ: Perguntas frequentes 

Como sair do vermelho em 1 mês? 

Para sair do vermelho rapidamente, você precisará organizar o seu orçamento, descobrir os valores que estão faltando mensalmente para você pagar suas contas e descobrir o valor das suas dívidas. Depois você precisará colocar a mão na massa fazendo renda extra, vendendo itens que não usa mais e reajustando as despesas da sua casa para conseguir economizar e juntar dinheiro.

O que causa a falta de dinheiro? 

Ter pouco dinheiro entrando no mês, abusar do cartão de crédito e de empréstimos, fazer compras por impulso, ter dívidas com os juros altos e ter um estilo de vida que não se enquadra no seu orçamento são algumas das principais causas da falta de dinheiro. Para resolver isso, você precisará ter foco e fazer seu planejamento financeiro, conforme compartilhamos aqui.  

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?