Quem já fez uma compras online ou presencialmente e precisou cancelá-la, provavelmente já ouviu falar do estorno. Veja os tipos e como pedir!
Se você já fez uma compra online ou presencialmente e precisou cancelá-la posteriormente, provavelmente já ouviu falar do estorno. Confira o que significa estorno!
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?
Estorno é o processo de reembolso do valor pago em uma transação, seja ela realizada com PIX, cartão de crédito, débito ou qualquer outra forma de pagamento.
Ele é um processo importante para garantir a segurança e a confiança dos consumidores em suas transações. Quando necessário, o estorno pode ajudar a resolver problemas e garantir que o valor pago seja reembolsado de forma justa e eficiente.
É importante destacar que o estorno só pode ser solicitado em determinadas situações, como:
Independente de qual seja o seu caso, é fundamental entrar em contato com a empresa responsável pela transação e solicitar o estorno o quanto antes.
O processo de estorno varia de acordo com a forma de pagamento utilizada na transação.
No caso do cartão de crédito, por exemplo, o estorno aparece como um crédito na fatura do cartão. Já no caso do débito, o valor é reembolsado diretamente na conta bancária.
O prazo para que o estorno seja concluído também pode variar, podendo levar alguns dias úteis ou até mesmo semanas, dependendo da empresa responsável pela transação.
Na prática, o cliente solicita o estorno para a loja ou empresa prestadora do serviço, e e após a análise do caso, o estorno é solicitado para o administrador do pagamento, que pode ser o cartão, PIX, etc.
No estorno de débito, o processo acontece assim: você pede o retorno do dinheiro ao lojista, e após análise e liberação do estorno, seu dinheiro é devolvido na sua conta corrente que está atrelada ao seu cartão de débito.
Vale dizer que o prazo do estorno de débito pode acontecer em até 30 dias. Este tempo muda de acordo com a análise do lojista e das regras do emissor do cartão.
Para conseguir estornar cartão de crédito, basta conversar e pedir para a loja onde você comprou.
Esta loja vai analisar seu caso e então dar o retorno em relação ao estorno. Caso seja aprovado, quem será responsável por fazer a devolução dinheiro será a emissora do seu cartão. Dependendo da situação, o estorno pode ser finalizado em algumas horas ou em até 2 faturas para frente.
E em casos de golpe ou fraude, você deve conversar diretamente com banco ou emissor do cartão e solicitar o estorno.
É possível fazer um estorno de PIX, mas ele vai depender da pessoa que recebeu este PIX ou da instituição financeira na qual a movimentação foi feita.
Isso quer dizer que não existe uma forma de cancelar PIX que já foi feito, afinal, ele funciona de forma instantânea. Depois de clicar para fazer a transferência, ela acontece em até 10 segundos, o que impede o cancelamento da movimentação.
Estas são as formas de conseguir seu estorno de PIX: você pode conversar com a pessoa que recebeu o PIX errado, ou então entrar em contato diretamente com o seu banco e pedir ajuda e dicas do que fazer.
FAQ: Perguntas frequentes
Quando se trata de estornos em transações de débito, você pede a devolução do valor ao vendedor e, após uma avaliação e autorização para o estorno, o dinheiro é recreditado em sua conta corrente, a qual está vinculada ao seu cartão de débito. Importante ressaltar que o período necessário para a realização do estorno de débito pode se estender por um máximo de 30 dias. Esse intervalo de tempo varia conforme a avaliação feita pelo vendedor e de acordo com as diretrizes estabelecidas pela instituição emissora do cartão.
Web Stories
A Acordo Certo é uma empresa que possibilita a renegociação de dívidas 100% online, de forma fácil e com descontos exclusivos. Além disso, disponibilizamos gratuitamente o Blog Acordo Certo, que tem como objetivo orientar, informar, educar e incentivar os consumidores a melhorarem sua saúde financeira.